Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) criaram uma fibra capaz de detectar e produzir som, revela um estudo publicado na revista "Nature Materials".
Este novo material pode futuramente ser aplicado em vestuários que será capaz de capturar som, acompanhar funções do corpo humano e até recolher informações sobre o fluxo sanguíneo.
Os estudiosos também acreditam na aplicação da fibra em sistemas de sonares para monitorar oceanos, sendo que uma faixa de tecido composto pelos filamentos seria o equivalente a milhões de pequenos sensores acústicos. "É possível fazê-la vibrar ao ligá-la a uma corrente elétrica. Caso a frequência seja audível, dá para ouvir diferentes notas a sair do material", explica Chocat, do departamento de ciência dos materiais do MIT.
Composta por plástico utilizado em microfones, esta fibra criada por uma equipe liderada por Yoel Fink reúne diferentes compostos, como o grafite. Foi testada dentro de um tanque com água, que é melhor condutor de ondas sonoras do que o ar, sendo que um dispositivo emitiu sinais sonoros com a fibra dentro do recipiente.
Zheng, outro investigador do MIT, destaca que o mesmo mecanismo usado na construção da fibra também poderá ser aplicado na geração de energia elétrica. O próximo passo dos cientistas é combinar as propriedades dos filamentos gerados em laboratório num único material, com objetivo de permitir a comunicação entre fibras refletoras.
0 comentários:
Postar um comentário
Muito obrigado pela participação. Deixe seu nome, email ou blog que lhe retribuiremos a visita.