Copel inicia testes de conexão a internet pela rede elétrica

A Copel - Companhia Elétrica do Paraná deu início na pequena cidade de Santo Antônio da Platina, a mais uma inovação tecnológica das que não param de acontecer na área de telecomunicações.

Algumas residências da cidade de classe social diferentes tem o previlégio de navegar de graça pela internet com conexões de 10 Mbps pela rede elétrica. O sistema foi aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que regulamentou e disciplinou a exploração das telecomunicações por rede elétrica.

Na semana passada, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) iniciou com eles os seus testes de desempenho da tecnologia Power Line Communications (PLC), que converte a fiação de energia elétrica em meio físico para conexão com sistemas de comunicações e telecomunicações em banda larga.

Na primeira semana deste mês a Copel conectou dez dos 300 usuários que integram o grupo de amostragem da experiência. Nela, a companhia investiu R$ 1 milhão para a aquisição dos equipamentos, modems e amplificadores de origem sueca, que estão em fase final de instalação, de olho no mercado potencial dos seus 3,5 milhões de consumidores em todo o Estado.

"O usuário atualmente paga um preço determinado pela capacidade e velocidade da sua conexão, não importando se ele a utiliza bastante, pouco ou quase nada", informa Orlando César de Oliveira, coordenador do projeto de PLC da Copel.

"Imaginamos ser possível implantar um sistema de cobrança mais justo, que leve em conta a utilização real e efetiva do internauta", acrescenta. Nas simulações feitas pela empresa, a modificação na forma de cobrança pode resultar numa redução pela metade dos preços cobrados hoje pelos sistemas convencionais de conexão.
Mais informações:itweb

Confira Novidades:



Digite o endereço e receba notícias em seu email:


FeedBurner

1 comentários:

Fernando disse...

Olá,

Destacamos seu post na home do BlogBlogs.

Para vê-lo acesse www.blogblogs.com.br.

Um grande abraço
Fernando Lima
BlogBlogs

Postar um comentário

Muito obrigado pela participação. Deixe seu nome, email ou blog que lhe retribuiremos a visita.