A tecnologia LCD não é empregada apenas nos monitores para computador. Como exemplo, podemos citar consoles portáteis que começaram no Gameboy (Nintendo), relógios digitais, calculadoras, mp4, DVDs portáteis, câmeras digitais, celulares, calculadoras, display do forno de microondas, laptops etc. Além disso, vale lembrar que notebooks utilizam esse padrão há anos. Notebook LCD
LCD é o acrônimo para “Liquid Crystal Display “ ou “Display de Cristal Líquido”. Nesta tecnologia, temos uma substância cujas moléculas podem ser orientadas pelo campo elétrico gerado por uma pequena tensão. Esta orientação faz com que a substância passe de transparente para opaca e vice-versa.
Cada pixel do LCD consiste em uma coluna de moléculas de cristal líquido suspensos. Tais moléculas sofrem descargas elétricas, que fazem com que as moléculas se entrelaçam. Esse processo ocasiona a variação da passagem de luz pelas moléculas, alterando a intensidade ou até mesmo não permitindo que luz passe, formando então a imagem na tela de LCD.
Os monitores do tipo LCD possuem uma tela que é realmente plana, eliminando as distorções de imagem dos monitores do tipo tubo de raios catódicos, ou CRT (que têm suas telas curvas, cansam menos a vista, consomem menos energia, emitem pouquíssima radiação nociva, contraste muito superior aos do tipo CRT, modelos recentes têm correções de distorções, deixando as imagens em estado harmônico e mais real, mesmo em movimento.
Nas telas de LCD colorido cada pixel é dividido em três células (vermelho, verde e azul). Cada uma dessas células é controlada independentemente, proporcionando milhões de combinações possíveis de cores.
Além da questão do CRT x LCD, ao comprar um monitor é preciso avaliar outros fatores. Um deles é o tempo de resposta, que mede a velocidade do monitor ao desenhar a tela. Um pequeno tempo de resposta melhora a qualidade da imagem em movimento, reduzindo o efeito fantasma.
É comum encontrar no mercado monitores LCD na categoria widescreen. Mas, o que isso significa? Monitores desse tipo são mais largos, o que os tornam uma excelente opção para a visualização de filmes (muitas produções em DVD suportam esse formato), para a manipulação de planilhas longas, para trabalhos de tratamento de imagens, para edição de vídeos, para jogos, entre outros.
0 comentários:
Postar um comentário
Muito obrigado pela participação. Deixe seu nome, email ou blog que lhe retribuiremos a visita.