Computadores para Inclusão já beneficiou mais de 500 projetos de inclusão digital

O Projeto Computadores para Inclusão já doou 6.327 computadores a 502 iniciativas de inclusão digital de todo o país entre escolas públicas, bibliotecas e telecentros. Nos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) trabalham atualmente 410 jovens que estão aprendendo na prática a testar, consertar, limpar, configurar e embalar os equipamentos. Outros 684 jovens já foram formados pelo projeto iniciado em 2006.

Esses resultados foram apresentados pelo secretário adjunto de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Rodrigo Assumpção, na tarde desta quinta-feira, dia 28 de agosto, no Congresso Internacional Sociedade e Governo Eletrônico (Consegi). O evento é uma promoção do Serviço Federal de Processamento de Dados em parceria com a SLTI.

O Projeto Computadores para Inclusão consiste numa rede nacional de reaproveitamento de equipamentos de informática, formação profissional e inclusão digital. Estão em funcionamento atualmente quatro centros nas cidades de Porto Alegre, Gama (DF), Guarulhos e Belo Horizonte, em parceria com entidades locais.

Conforme Assumpção, a iniciativa integra a política de Inclusão Digital do Governo Federal e desempenha um importante papel na formação de jovens em situação de vulnerabilidade social, já que os centros são instalados em regiões periféricas das grandes cidades.

Ele disse que os CRCs também estão contribuindo para reduzir o lixo tecnológico já que o recondicionamento prolonga a vida útil dos equipamentos. Ele lembrou que o projeto já recebeu mais de vinte mil equipamentos usados para serem recuperados pelos centros de recondicionamento.

Para viabilizar o projeto, o Governo estabelece parcerias com instituições locais que se responsabilizam pela manutenção e funcionamento das unidades. Também conta com diversos parceiros entre ministérios, fundações, empresas públicas, entre outros.

Mais informações sobre a iniciativa estão disponíveis em www.computadoresparainclusao.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pela participação. Deixe seu nome, email ou blog que lhe retribuiremos a visita.