A principal diferença entre o LCD e o plasma é a formação da imagem e a resolução. No LCD a resolução varia de 1024×768 a 1920×1080 pixels, associada a um baixo consumo de energia.
A tela de LCD é mais usada atualmente para dispositivos pequenos, como displays de celulares, equipamentos de som para carros e monitores de computador, além de TVs abaixo de 42 polegadas.
Quando usada como monitor de computador, a tela de LCD deve possuir o cabo com conector DVI. Este conector é encaixado na mesma saída DVI da placa de vídeo do computador e o sinal é digital. Ao adquirir um monitor LCD, esteja certo que ambos possuem conector DVI. O conector VGA ou SVGA possui sinal analógico e é o conector mais comum e presente em praticamente todos os computadores do mercado.
A TV de LCD também apresenta problemas menos graves que a TV de plasma. Em imagens muito rápidas, às vezes é possível identificar rastros na tela. Estes rastros chamados de efeito fantasma ou ghost, são instantâneos, não mancham e não queimam a tela, mas incomodam bastante. Isso ocorre, também, porque o sinal é analógico. Quando o sinal é digital, estes rastros deixam de existir.
Outra desvantagem do LCD é a relação brilho x contraste que não é tão vibrante quanto a do plasma.
O plasma, um sistema de auto-iluminação, usa eletricidade para ativar minibolsas de gases presentes entre dois vidros para produzir a luz, permitindo imagens com alto contraste e sem reflexos vistas de diferentes ângulos.
Já o LCD é iluminado por detrás e seus cristais produzem cores ao bloquearem quantidades variadas de luz. A tecnologia é geralmente mais eficiente no consumo de energia que o plasma e pode ser utilizada com baterias, o que a torna útil em dispositivos portáteis como celulares e câmeras digitais.
Tecnologia LCD ou Plasma?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Eu prefiro lcd mesmo, plasma já teve seu tempo, agora é época de lcd ips!!!
O Daniel tá certo, Plasma acabou, o lançamento da tecnologia ips foi o tiro d misericórdia!
Postar um comentário
Muito obrigado pela participação. Deixe seu nome, email ou blog que lhe retribuiremos a visita.