O que é software?

Podemos classificar os softwares como: software básico e software aplicativo. A família de software básico inclui programas responsáveis por gerenciar e controlar os recursos de hardware. Nesta família encontram­se representados os sistemas operacionais, bibliotecas de serviços de saída de vídeo e de manipulação de banco de dados.

Já os software aplicativo inclui programas que auxiliam o usuário a realizar tarefas específicas. Uma característica normalmente encontrada em programas desta família é a presença de uma interface amigável com o usuário final. Os mais conhecidos software aplicativo são processadores de texto e planilhas eletrônicas.

Os primeiros auxiliam o usuário na redação de seus textos e documentos. Planilhas eletrônicas são muito utilizadas para apoiar atividades que incorporem o controle de dados numéricos. Com a popularização da Internet, outros aplicativos são bastante comuns: navegadores de Internet e clientes de correio eletrônico.

Conforme definição no wikipédia existe o software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. A liberdade de tais diretrizes é central ao conceito, o qual se opõe ao conceito de software proprietário, mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pela participação. Deixe seu nome, email ou blog que lhe retribuiremos a visita.