Em 1952, o físico Narinder Singh Kapany, físico indiano, foi quem inventou a fibra óptica, que passou a ter aplicações práticas na década de 60 com o advento da criação de fontes de Luz de estado sólido, como o raio laser e led.
São condutores de vidro, da espessura de um fio de cabelo, que conduzem informações, através de longas distâncias, na forma de pulsos de luz. A estrutura de uma fibra óptica é composta de um núcleo central, formado por um material com índice de refração mais alto que o material que o envolve, chamado de "casca".
A transmissão da luz pela fibra segue um princípio único, independentemente do material usado ou da aplicação: é lançado um feixe de luz numa extremidade da fibra e, pelas características ópticas do meio (fibra), esse feixe percorre a fibra por meio de reflexões sucessivas.
Uma fibra óptica em geral também possui um revestimento plástico por fora, para proteger o condutor contra o desgaste mecânico e efeitos ambientais.
A conexão de dados via Fibra Óptica é uma solução adequada para quem deseja eliminar as distâncias geográficas, e aumentar consideravelmente o volume de dados transmitidos.
A fibra óptica é um excelente meio de transmissão utilizado em sistemas que exigem alta largura de banda, tais como: o sistema telefônico, videoconferência, redes locais, internet,(LANs), etc.
Algumas vantagens ques as fibras ópticas oferecem são banda larga e maior velocidade de dados, pequeno tamanho e peso, imunidade a interferências,isolação elétrica, segurança do sinal, matéria-prima abundante.
Fibra óptica
Filed Under:
Ciência e Tecnologia,
Curiosidades,
Inventor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Muito obrigado pela participação. Deixe seu nome, email ou blog que lhe retribuiremos a visita.